O Programa

Fantasy Grounds II

A Escolha do Programa

Inicialmente eu quis fazer uma campanha de mesa, usando papel e tinta, claro. A todos é permitido sonhar. Embora já tenha participado de incontáveis sessões de campanhas imensas, em mesas com folhas de papel espalhadas e bonequinhos equilibrados em torres de cartolina, elas tinham um infalível defeito: os jogadores sempre desapareciam. Ora era por causa dos estudos, trabalho, mudança de cidade, afastamento psiquiátrico, enfim, muitas noites perdi pensando (mentira) sobre como evitar esse grande problema que era o sumiço inexplicável de jogadores. Sem encontrar solução e ainda apaixonado por esse joguinho nerd e insolente chamado RPG, decidi migrar para a sua versão online (e aqui não me refiro aos MMORPGs). Não foi uma coisa fácil, na época não existiam muitos programas que utilizavam de chats para narrar campanhas. Mas bem, por acaso acabei topando com o RPG2ic, em sua primeira e saudosa versão, e me encontrei no lugar certo. Ali florescia uma comunidade RPGística madura nem tanto e era um lugar onde podia-se criar salas, encontrar amiguinhos para jogar com você, rolar dados inclusive o de 4 lados, que sei que é o único que você tem em casa e todas essas outras boiolices que te impressionam quando você tem 10 anos.
Com o passar do tempo o programa foi ficando limitado, a tecnologia evoluía e eu queria mais do que apenas um MSN com um plugin de Rolador de Dados. Por isso fui atrás de novos programas, designers de mapas, de dungeons, criadores de fichas e todas essas bugigangas. Passei por vários, se não todos, os programas de RPG online nacionais, e o Fantasy Grounds II não foi o último deles.
Primeiramente eu pensei em usar o RRPG, que era uma das melhores opções por ser gratuito e de fácil utilização. Mas após algum tempo, percebi que nenhum outro programa tinha a versatilidade e conforto que o FG2 apresenta, apesar de ser pago nada que um serial roubado não dê conta.

A Utilização do Programa

O Fantasy Grounds II pode parecer à primeira vista um bixo de sete cabeças, mas ao longo do tempo vocês perceberão que na verdade ele possui umas 14. Brincadeira, na realidade ele é um programinha que só facilita a nossa vida depois que aprendemos a usá-lo. A instalação não é tão complicada, e aqui está um tutorial de como proceder. (O link do tutorial não funciona, então usem este: conteúdo removido)
Depois de tudo instalado adicionem os módulos e extensões e crackeiem comprem a licença da bagaça. Pois bem, agora é só ligar e começar a diversão.
Se quiser saber mais sobre o programa aí vai alguns links com vídeo-tutoriais:

Instalando Conteúdos
Fazendo Fichas
Criando Mapas

Abraços

Mestre


Voltar

O Programa

Ʈɦϵ Ɲϵω Ⱳϱʀʟᴆ ơf Ɖᴀʀƙɴϵᵴȿ Luan_Andrade